PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS


Segundo Michel Porter, a estratégia genérica de liderança em custo é capaz de proteger à empresa contra as forças competitivas de mercado de diversas maneiras. Abaixo estão listadas algumas vantagens que empresas que possuem liderança em custo podem obter. Dentro desse contexto, identifique a alternativa falsa:

 


A liderança em custo cria barreiras contra os compradores (clientes) de maior poder de barganha porque esses só poderão exercer sua influência para baixar os preços ao nível do concorrente mais eficiente.


A liderança em custo fortalece a empresa em relação aos seus fornecedores pois proporciona maior flexibilidade para enfrentar o aumento de custos dos insumos.


A liderança em custo defende a empresa da rivalidade dos concorrentes porque seus custos mais baixos podem gerar retornos financeiros superiores.


A liderança em custo dificulta a entrada de produtos substitutos uma vez que as empresas que adotam tal estratégia oferecem produtos de qualidade superior ao dos concorrentes.


A liderança em custo pode criar barreiras contra novos entrantes no mercado em face da economia de escala e da vantagem de custo obtida.

 

Uma das etapas mais importantes do planejamento estratégico refere-se à análise do ambiente organizacional. Acerca da mesma, identifique a afirmativa falsa


A análise SWOT é uma ferramenta que auxilia as organizações a realizarem a análise de seu ambiente organizacional.


Ao iniciar o processo de planejamento estratégico, é importante que a empresa realize uma análise de seu ambiente externo, de modo que possa identificar possíveis oportunidades e ameaças envolvidas no negócio.


A análise SWOT, quando realizada de maneira adequada, torna mais assertivo o processo de planejamento estratégico e pode servir como base para a definição das melhores estratégias de longo prazo.

 


A análise SWOT é uma ferramenta direcionada somente para a análise do ambiente externo organizacional (isto é, identificação de oportunidades e ameaças). Para análise do ambiente interno (forças e fraquezas), a organização deve utilizar o Modelo VRIO.


Dentro do contexto do planejamento estratégico, a análise do ambiente interno visa identificar as principais qualidades (pontos fortes) e debilidades (pontos fracos) da empresa, de modo que a mesma possa fortalecer sua atuação competitiva.

Uma das principais finalidades do controle estratégico é medir, de forma contínua, o desempenho organizacional. Para que o processo de estabelecimento e controle das métricas ocorra de forma satisfatória, é importante conhecer e diferenciar alguns termos. Dentro desse contexto, identifique a correspondência correta:

 

1 – Objetivos estratégicos

2 – Indicador

3 – Meta

 

(  ) Pressupõe padrões e referências. Envolve o estabelecimento de um propósito, a quantificação do mesmo (valor a ser alcançada) e o prazo de realização. O benchmarking é uma prática que pode ser adotada para auxiliar na sua definição.

(     ) Visa tornar tangível o resultado almejado. Pressupõe o estabelecimento de uma forma concreta para mensurar resultados, isto é, como o resultado será quantificado e medido.

(   ) Referem-se aos alvos que deverão ser conquistados para transformar a estratégia e a visão organizacional em realidade. Desempenham uma série de funções: orientar a ação; definir o ritmo dos negócios; motivar as pessoas e servir como base para a avaliação do desempenho organizacional e individual.

 


1,2,3


2,1,3


3,2,1


3,1,2


2,3,1

Hamel e Prahalad (2005) afirmam que para assegurar a sustentabilidade do negócio não basta a empresa ser eficiente, ela precisa ser capaz de se reinventar continuamente. Dentro desse contexto, o planejamento estratégico auxilia as organizações a tomarem decisões mais assertivas em relação ao futuro, de modo que se adaptem às mudanças externas e se mantenham competitivas em seu setor de atuação. Diversos são os benefícios e melhorias advindos do Planejamento Estratégico. Identifique abaixo qual situação não está associada à implantação do Planejamento Estratégico.


Estimula o acompanhamento de indicadores e ações.


Amplia a visão empresarial de longo prazo..


Estimula os membros das organizações a se comprometerem com objetivos e metas.

 


Incentiva a centralização da tomada de decisão e minimiza as relações informais dentro da organização.


Permite à organização conhecer melhor as oportunidades e ameaças em relação ao ambiente externo

Assinale a alternativa falsa


O planejamento estratégico envolve tanto a definição de objetivos organizacionais quanto a elaboração de planos para que os mesmos sejam alcançados.


A estratégia definida indica as prioridades da empresa, o que ela pretende fazer para ser competitiva no mercado.


O planejamento tático tem por finalidade otimizar determinada área da empresa e não a organização como um todo.


O planejamento estratégico diz respeito a proposição de melhorias na rotina da empresa, portanto, está focado em ações de curto prazo.


Em função do nível hierárquico, é possível estabelecer três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional.

 

Ao definir uma estratégia a organização busca meios de se diferenciar da concorrência para se sobressair no mercado. Por meio da estratégia, a organização pode agregar valor para o cliente e gerar vantagem competitiva para o negócio. Identifique abaixo a ação que, por si só, não indica geração de vantagem competitiva para a empresa:

 


A empresa desenvolve um produto que possui maior valor agregado para os clientes, quando comparado com o produto ofertado por seus concorrentes.

 


A empresa desenvole um novo produto para suprir demanda do mercado, sem que haja oferta de produto similar na concorrência.


A empresa negocia o produto com seu fornecedor a um custo abaixo da concorrência e, portanto, consegue vender a um preço de venda abaixo da média praticada no mercado.


A empresa possui eficiência operacional e consegue produzir a um custo bem abaixo dos concorrentes, mantendo a qualidade do produto.


A empresa contrata uma consultoria de gestão para mapear os principais processos produtivos e elaborar o organograma da empresa.

Dentre as estratégias corporativas de crescimento, uma das opções de que dispõem as empresas, é a formação de uma joint-venture.   Identifique abaixo a opção que melhor define o termo joint-venture:

 


Ocorre quando uma empresa adquire outra do mesmo ramo de atuação para aumentar sua competitividade no mercado.


Trata-se de uma aliança estratégica em que duas ou mais empresas criam uma empresa juridicamente independente para dividir alguns de seus recursos e capacitações, a fim de desenvolver uma vantagem competitiva comum.


Ocorre uma joint-venture quando a empresa distribui as ações da unidade de negócio da qual quer se desfazer.


Refere-se à aquisição de uma empresa com competências essenciais semelhantes no canal de distribuição. Uma das vantagens é a eliminação de etapas de produção.


Uma joint-venture envolve o encerramento do negócio e a venda de ativos. É a última estratégia de redução a ser posta em prática, tendo em vista que implica em perdas para os stakeholders.

 

Com relação às estratégias corporativas, identifique a correspondência correta:

 


 

1 – Estratégia de concentração

2 – Estratégia de crescimento

3 – Estratégia de estabilidade

4 – Estratégia de redução

 

( ) Contempla as estratégias de liquidação, desinvestimento e rotatividade.

(   ) Essa estratégia pode ser adotada em diversas situações, como por exemplo, por organizações que optam por focar na melhoria das unidades de negócio já existentes, com vistas a melhorar sua posição competitiva.

( ) Alianças estratégicas, fusões e integrações  são  exemplos de estratégias que se enquadram nesse grupo.

( ) Empresas que optam por essa  estratégia  concentram seus recursos e esforços em uma única linha de negócios.

 


2,3,1,4

 


1,3,2,4


4,3,2,1


3,1,2,4


3,4,2,1

Para colocar a estratégia de negócio em prática e oferecer valor a seus clientes, as empresas apoiam-se no desempenho de determinadas funções, tais como: marketing, operações, finanças, recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento, dentre outras. É nesse nível organizacional que as estratégias funcionais ocorrem. Identifique abaixo a opção que não se enquadra como um exemplo de estratégia funcional:


Ação estratégica no setor de recursos humanos para melhorar a qualificação dos funcionários e aumentar a motivação dos mesmos.


Implantação de estratégia no setor de vendas para ampliar a base de clientes.


Revisão da política do setor de crédito como estratégia para incentivar as vendas.


Implantação de uma nova tecnologia no setor logístico como estratégia para otimizar as operações do setor.

 


Aquisição de empresa concorrente como estratégia para ampliar o tamanho do negócio e aumentar a competitividade.

Conforme apresentado no capítulo, o ambiente externo organizacional pode ser dividido em macroambiente (composto pelas forças que influenciam todas as organizações, de um modo geral, independente do seu setor de atuação) e microambiente ou ambiente setorial (que se refere especificamente ao ambiente interligado ao ramo de atividade em que a empresa atua). Dentro do contexto estudado, identifique abaixo a situação que não se configuraria diretamente como análise do macroambiente organizacional:


Identificar e analisar os principais concorrentes diretos da empresa no setor em que ela atua.


Identificar e analisar as principais tendências tecnológicas que podem ser fonte de oportunidade ou ameaça para a empresa.


Identificar e projetar possíveis cenários políticos para os próximos anos (ex: cenário de reformas trabalhistas, cenário de eleições estadual e/ou federal, etc).

 


Identificar e analisar as principais tendências econômicas do país para os próximos anos (ex: previsão da taxa de inflação, etc).


Identificar e analisar as principais tendências demográficas para os próximos anos (ex: expectativa de vida da população, evolução da taxa de natalidade, etc).

Páginas: 1234